top of page

O forte mercado de cirurgias plásticas

  • Dávini Ribeiro
  • 17 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Em 2013, o Brasil foi considerado o país que mais fez cirurgias plásticas no mundo, segundo matéria publicada no portal do Bem Estar do g1. Hoje, está em segundo lugar perdendo apenas para os Estados Unidos. Ainda segundo a matéria, o Brasil caiu no ranking porque passamos por uma crise econômica muito forte e, além disso, as cirurgias plásticas estão tendo maior rigor dos médicos quanto à necessidade de feitura.

Em contrapartida, matéria publicada em julho no Estadão pontua que as cirurgias plásticas estão cada vez mais populares, tanto que um médico criou um site, o Zwivel, para conectar os cirurgiões plásticos aos pacientes em potencial. A culpa seria de programas de TV e reality shows que mostram repetidamente produtos e tratamentos que visam o rejuvenescimento.

O médico responsável pelo site disse ao Estadão que as pessoas ainda têm pouca informação a respeito e, por isso, muitos que entram no site não efetivam a cirurgia."O paciente severamente obeso às vezes acha que a lipoaspiração é a resposta, mas aí digo a eles que precisam é de emagrecimento. Tem também o que acha que vai pagar 200 dólares por uma cirurgia de 20 mil dólares.”

A matéria do g1 traz ainda as 15 cirurgias mais realizadas no Brasil. Confira:

Levando em consideração a saúde como motivo para a cirurgia, temos um dado muito interessante obtido em reportagem da Folha de São Paulo. O número de cirurgias reparadoras – seja para corrigir deformações congênitas bem como as provenientes de alguma doença ou acidente – cresceram mais do que as estéticas. Dentre os principais motivos para cirurgia reparadora, a retirada de tumores provenientes do câncer de pele envolve o maior número de pacientes.

Com base na saúde mental e no bem-estar, a psicóloga Rebeca Stina aborda o tema em uma entrevista à TV Novo Tempo. Nele, ela fala do Transtorno Dismórfico Corporal (já tratado aqui no blog), amor próprio e qual a relação disso com a cirurgia plástica. A entrevista começa nos 2 minutos e 16 segundos do vídeo. Veja:


 
 
 

Comments


A Razão de ser deste blog: 

O “Corpo que Sou” é um blog criado por quatro alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário IESB de Brasília-DF. Nosso intuito é postar matérias sobre a busca de um corpo perfeito e discutir questões sobre a subjetividade dos referenciais de beleza, bem como sua relação com uma vida saudável.

 Posts recentes: 
Siga-nos:
  • Facebook - Black Circle
bottom of page